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Planeje sua Empresa - Projeção de Vendas
Quando uma empresa está iniciando suas atividades, uma das primeiras preocupações relaciona-se com a quantidade de produtos, serviços ou vendas, em termos unitários ou em valor monetário.
Quando uma empresa está iniciando suas atividades, uma das primeiras preocupações relaciona-se com a quantidade de produtos, serviços ou vendas, em termos unitários ou em valor monetário.
Para projetar o volume de produção, vendas ou serviços, você precisa considerar, dependendo do caso:
- a necessidade e a procura do mercado consumidor
- os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado
- a disponibilidade de pessoal
- a capacidade dos recursos materiais – máquinas, instalações
- a disponibilidade de recursos financeiros
- a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários
É importante considerar também se os produtos/serviços estão sujeitos a oscilações do tipo sazonal, ou seja, sofrem quedas ou aumento da demanda devido à mudança nas estações do ano devido à preferência dos clientes (sorvetes vendem mais no verão) ou às limitações dos fornecedores (períodos de safra dos produtos agrícolas). No início das operações, é sempre aconselhável que a expectativa de vendas seja moderada, pois a empresa necessita de tempo para adquirir experiência e tornar seus produtos ou serviços conhecidos no mercado.