- (49) 3524-0367
Estado reafirma parceria com representantes da classe contábil
Atualmente 80% dos usuários da Junta são contabilistas
O presidente da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), Sérgio Silva Sombra, recebeu na quarta-feira (14), na sede do órgão, representantes das entidades contábeis do Maranhão para apresentar propostas e metas da nova gestão estadual e conhecer as principais questões que envolvem o relacionamento entre a classe contábil e a Junta Comercial.
Neste primeiro encontro, a classe alinhou ações estratégicas entre as categorias, já que o trabalho dos contabilistas é diretamente ligado aos serviços que a Junta oferece. Atualmente 80% dos usuários da Junta são contabilistas. O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, afirmou que está sendo desenvolvida uma gestão participativa para tornar o órgão mais dinâmico, moderno e equiparado às demais juntas comerciais do país.
“Os contabilistas são profissionais fundamentais nesse processo de modernização da Jucema e nosso contato é muito grande, pois, geralmente, é o contador quem vem até à Jucema, e não o empresário”, disse.
Ao ouvir as demandas e problemas enfrentados pelos contadores, Sérgio Sombra explicou que novas metodologias já foram estabelecidas e que outros projetos estão em andamento para dar mais celeridade aos processos.
Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MA), Antônio Alves Ferreira, a possibilidade de discutir e opinar é muito importante para a classe e a continuidade da parceria será fundamental para ambos os órgãos. “Acredito que o relacionamento saudável entre contabilistas e Junta Comercial, corrigindo falhas e buscando soluções, é fundamental para o bom exercício das atividades”, argumentou.
Entre os avanços apresentados para aperfeiçoar os serviços da Jucema, estão a implantação do Projeto REDESIM (Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios); a realização de treinamentos na capital e em diversos municípios maranhenses em parceria com o CRC/MA; a expansão dos serviços da Junta Comercial para municípios estratégicos do estado; e o investimento na modernização tecnológica para oferecer novos serviços online.
“Temos boas perspectivas de que os próximos passos vão melhorar nosso atendimento, sanar problemas e fazer com que tenhamos uma junta comercial mais próxima dos seus clientes”, explicou o presidente Sérgio Sombra.
Também participaram da reunião o presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Maranhão (Sescap), Gilberto Alves Ribeiro; o presidente do Sindicato dos Contabilistas do Maranhão, José Maria da Silva; a presidente da Academia Maranhense de Ciências Contábeis, Eulália das Neves Ferreira; e o conselheiro da Câmara de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, Heraldo de Jesus Campelo.